segunda-feira, 22 de julho de 2013

Setor de materiais de construção investe em ações para driblar queda nas vendas

Promoções, financiamento próprio, juros baixos e serviços agregados estão entre as principais estratégias das grandes redes para alavancar vendas no segundo semestre.

Frente à retração do comércio durante o primeiro semestre do ano e ao mau desempenho do setor de materiais de construção, que apresentou queda de 8% no comparativo entre os meses de junho e maio*, os grandes varejistas já vêm investindo em ações para alavancar vendas.
 A C&C, além das promoções, aumentou a quantidade e frequência de cursos que acontecem nas suas lojas. As oficinas de decoração, artesanato, trabalhos hidráulicos e outros temas atraem o cliente para o espaço de vendas e incentivam a compra de itens que precisarão ser usados, posteriormente, pelos participantes das atividades – gerando um ganho contínuo a curto.
Já a Dicico, por exemplo, já colocou em suas unidades o Megafeirão – uma ação tradicional da rede, que oferece produtos com descontos de 30% a 70%. Para o diretor-geral da rede, Jorge Letra, a ação mantém o cliente na loja, que acaba adquirindo tanto os artigos promocionais quanto às coleções de produtos novos. O financiamento próprio de compras e juros baixos também são atrativos.
A Telhanorte, que também oferece promoções, declarou ao jornal Diário do Comércio, que tem a pretensão de fabricar alguns produtos no país, que atualmente são importados e enfrentam a alta do dólar. A empresa declarou que não há posição para uma possível fabricação de produtos nacionais. Enquanto isso, a rede está investindo na liquidação de artigos de construção e decoração de coleções antigas e descontos, obtidos por meio da negociação com fornecedores.
* Dados da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)

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