segunda-feira, 20 de maio de 2013

Associado da Acomac-Sul conta história de vida para caderno de Jornal da Manhã


Confira na íntegra matéria escrita pela jornalista Lene de Costa realizada para o caderno do bairro Próspera, suplemento especial do Jornal da Manhã:

Uma crise no setor de cerâmica vermelha na década de 80 fez o casal Vitalino Guollo e Alvina Alexandre Guollo, donos de uma olaria em Morro da Fumaça, procurar uma alternativa para manter a família. Foi esta motivação para investir na área de varejo com quem já tinham contato e abrir a loja de material de construção João de Barro.

A pequena loja, inaugurada em agosto de 1983, no bairro Vila Rica, tinha apenas 36 m² e oferecia materiais básicos como tijolo, areia, cimento, brita e ferro. Enquanto Alvina administrava o negócio e era responsável pela venda, Vitalino e os filhos Valdir e Valdirene faziam as entregas. Em 1987, Valdir assumiu a administração do negócio. 

"Mas minha mãe continua vindo à loja até hoje", conta. Cursando Administração de Empresas, Valdir organizou as faturas para manter as contas dos fornecedores em dia. Em 1990 a loja já estava equilibrada e a variedade de produtos ampliada. "Desde esta época não precisamos de recursos de banco, só mesmo para fazer empréstimos maiores", frisa o empresário.

Com o crescimento das vendas veio a necessidade de expandir o espaço e em 2000 a família reinaugurou a loja no mesmo endereço, mas desta vez com 550 m². Os irmãos de Valdir, Valdener, Denise e Vanessa também continuam na João de Barro que atualmente tem 20 funcionários.

Ano histórico
O melhor período de vendas de acordo com o administrador Valdir Guollo foi em 2004. "Foi um ano histórico. As vendas eram boas e rentáveis principalmente no período em que o Governo abriu incentivos para o financiamento de construção", resume.

Depois deste período, buscando maior competitividade, o empresário associou a João de Barro à Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Sul de Santa Catarina (Acomac-Sul). Na gestão 2007/2008, Guollo presidiu a entidade.

Lojas se readequam
"Estamos investindo mais em layout interno da loja e autoatendimento. Cerca de 90% dos produtos estão disponíveis direto para o cliente", revela Valdir. Outros itens também estão sendo trazidos para a João de Barro. "Estamos diversificando com produtos para iluminação e bazar. São novas linhas para atender o cliente, já que a tendência é que as nossas lojas fiquem mais com o acabamento. Estamos direcionando para isso", complementa.


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